Rogério Bertoldo - O Escultor

O Escultor Rogério Bertoldo nasceu em 15/05/1969 no município de Júlio de Castilhos, Rio Grande do Sul. Segundo filho do casal de agricultores Eloi Mariano Bertoldo (in memorian) e Terezinha de Souza Bertoldo. Cresceu na localidade de São João dos Mellos, interior de Júlio de Castilhos, onde reside até hoje e decidiu edificar sua obra.

Autodidata, cursou até o sétimo ano do ensino fundamental no colégio local. Rogério passava seu tempo na infância e adolescência criando seus brinquedos, dos irmãos e amigos. Iniciou os estudos em Artes Marciais na década de 80. Fez formação para instrutor na cidade de Santa Maria. Retornou à casa dos pais onde dedicava-se aos estudos das Artes Marciais, dividindo o tempo com atividades agrícolas.

Em 1997 casou com Giselda Bertoldo mas continuou a residir com a família paterna. Em 1999 construiu sua atual residência (coração do Jardim). Segundo a esposa, Rogério dizia que o local seria especial a eles. Em Abril de 2000 fez os primeiros entalhes em madeira, evoluindo para obras tridimensionais. Em meados de 2005 descobriu a rocha de arenito Botucatu na região, lançou sobre ela o machado e talhadeiras criando as primeiras obras do Jardim, onde continua a imprimir sua inspiração em tempos atuais.

Rogério tem por hábito mostrar aos visitantes como esculpe e falar sobre sua filosofia de vida.